Ficha do Produto
Aparelho Respiratório Diablo Advance
Descrição
O aparelho respiratório DIABLO ADVANCED é um equipamento inovador por excelência na sua área, produzido tendo por base os requisitos da última revisão da Norma Europeia EN 137, certificado, de tipo 2 (isto é, superou o teste de resistência flash-over que consiste na exposição do aparelho à chama directa durante 10 segundos atingindo temperaturas superiores a 900 °, seguido de uma queda, mantendo-se durante todo esse período a funcionar correctamente, com pressão positiva na máscara e auto-extinguíndo-se), possuindo um bloqueador peitoral ultra leve que proporciona grande leveza e o torna extremamente ergonómico. Possui igualmente um manómetro de pequenas dimensões, de alta precisão e fiabilidade de acordo com a classe 1.6 da Norma Europeia EN 837- 3. Para além disso, a presença dum redutor de pressão auxiliar no bloqueador peitoral destinado à alimentação do sinal acústico, permite manter uma posição mais próxima do ouvido do utilizador tornando-o mais audível, ao ser ligado à unica mangueira de alta pressão em material compósito.
Detalhes

CERTIFICAÇÕES
- Certificado CE em conformidade com o artigo 10º da directiva de EPI 89/686/EEC.
- Certificado CE em conformidade com a Directiva 97/23 / EC.


COMPONENTES

- O espaldar é composto por uma placa anatômica feita de resina sintética auto-extinguível, leve e robusta (graças ao reforço de fibra de vidro). Permite a adaptação de uma variada gama de cilindros, e a sua rápida e segura colocação através duma fivela de ajuste rápido.
Possui duas alças que para além de proporcionarem uma utilização confortável também acomodam no seu interior as mangueiras de média e alta pressão.
A fixação do redutor é feita de modo a tornar fácil e rápida a ligação ao cilindro e de modo a descarregar o peso do cilindro ao longo das costas sem indevidamente salientar os componentes delicados do redutor.
Na parte inferior da mochila, um reforço de borracha protege todo o aparelho e em particular a válvula do cilindro.

- O arnês é uma estrutura composta de tecido ignífugo. A fivela é de metal e resina sintética ignífuga concedendo maior robustez, resistência ao fogo e rapidez de ajustamento. As alças são acolchoadas e dentro delas estão os tubos de alta e média pressão para protege-los do calor e abrasão. O resto do percurso da tubulação é protegido por canais adequados feitos nas alças do espaldar. As duas alças estão ligadas entre si no peito por uma correia e um sistema de fixação para aumentar a estabilidade do aparelho. A geometria do espaldar e a arquitetura do arnês permitem direcionar correctamente o peso para as pernas através da bacia, reduzindo o peso sobre os ombros que por sua vez o iria transferir para a coluna. De forma a melhorar o conforto na utilização está também disponível, sob pedido, um cinto abdominal acolchoado para acoplar ao modelo standard.

- O redutor de pressão C2000 (patenteado), de tipo compensado, utiliza um princípio de compensação ativa de impulso para encerramento da válvula principal, testado em mais de cem mil peças produzidas. Um design cuidadoso das peças internas permitiu minimizar as dimensões, reduzindo assim as passagens de ar e as perdas de pressão nas ligações resultando numa resposta extremamente rápida, um ciclo de pressão média extremamente compacto e uma estabilidade no desempenho muito elevada mesmo no máximo de consumo de ar. O C2000 permite um fluxo livre em excesso de 1000 l/min (lembramos que o consumo de ar médio de um utilizador sob esforço médio é de cerca de 40 l/min). O redutor de pressão C2000 está equipado com uma saída de alta pressão para o manómetro, e com uma saída de média pressão para a didtribuição. Qualquer acesso aos componentes internos do redutor C2000, bem como às peças ajustáveis são vedados, a fim de prevenir e tornar visível qualquer intervenção não autorizadas. A vedação da tampa principal do ajuste de média pressão é feita em borracha, a fim de melhorar o desempenho em temperaturas extremas e na humidade, e é bloqueado por um abraçadeira de aço inoxidável anti adulteração. As mangueiras de média pressão estão ancoradas por pinos em forma de U que permitem uma fácil manutenção e rotação durante a utilização. O redutor de pressão é também equipado com um dispositivo de aviso sonoro auxiliar colocado na válvula de segurança de média pressão de forma a informar prontamente sobre possíveis falhas.

- O bloqueador peitoral, ligado a uma única mangueira flexível em material composito reforçada com fibra de aramida, permanecendo sobre o redutor de pressão auxiliar para ligar o alarme sonoro com um consumo de ar mínimo, o manómetro e o alarme sonoro.
O redutor de pressão auxiliar é ainda mais protegido contra danos através de uma válvula de segurança auxiliar.

- O manómetro, localizado no lado esquerdo do operador e preso no ombro, possui um conceito inovador, ultra-fino, leve e protegido internamente por uma eficaz cobertura de borracha estriada para deixar inalterada a protecção anti impacto, evitando enquanto forma externa articulado, possível desencadear de combustão e difícil para descontaminar.

- O sinal acústico é do tipo de dois estágios, ou seja, é activado pela alta pressão, mas alimentado pela média pressão. Além disso, é equipado com uma funcionalidade de autoteste patenteada que permite o controlo automático do correcto funcionamento. Normalmente verificar o correto funcionamento do avisador sonoro é uma operação lenta e trabalhosa. Com o DIABLO, apenas é necessário abrir a válvula do cilindro e o teste é realizado automaticamente: uma espera de alguns segundos imposta na primeira pressurização dos tubos e do medidor de pressão faz com que seja fácil de seguir o aumento da agulha no mostrador. O aviso sonoro irá funcionar corretamente até que o valor de calibração, enquanto o apito cessará ao superar o mesmo.

- A válvula de demanda E400 é um regulador automático positivo, que se mantém em modo de espera até a primeira respiração, sem perder o ar, em seguida, muda de forma autônoma em sobrepressão na primeira fase de inspiração. Ela é capaz de assegurar a manutenção de sobrepressão na máscara até mais do que 10 vezes o consumo do ar que é normalmente necessário durante o uso e é caracterizada pela resposta extremamente rápida e suavidade de funcionamento. O esforço necessário para a respiração é determinado pela área de cada ciclo respiratório, o que no caso do DIABLO é extremamente pequena: quanto menor é esta área menor é o esforço. O diagrama dos ciclos respiratórios do DIABLO também mostra, para além do baixo esforço respiratório necessário, também a regularidade da forma dos ciclos com o variar da pressão de alimentação. A excelente compensação do primeiro estágio e o “perfeito entendimento” entre o redutor de pressão e a válvula de demanda permite este desempenho excepcional.


- Está disponível sob consulta a versão de engate rápido que permite ao utilizador uma conexão/desconexão fácil do redutor de pressão e da válvula de demanda.


  1. Bombeiros,
    Proteção Civil & Emergência
  2. Indústria
  3. Instalações &
    SERVIÇOS DE MANUTENÇÃO
  4. Naval
image
image